hora certa

PODCAST

HISTÓRIA (A) FIADA



Conversa (a) fiada – alguns aspectos

Vila Ilhota
Os moradores desta vila começaram a ser removidos no final de 1966 e inicio de 1967 para um lugar distante no meio do nada. A vila que nasceu e viveu Lupinicio Rodrigues, Escurinho e tesourinha.
No local alem de outras construções, a vila virou uma sobrinha de mais ou três ruas e construção como o Teatro Renascença para uso de poucos e não uso do ex-maloqueiros, agora moradores da Vila Restinga, distante 28 Km do centro de Poa. Na época o local virou terra arrasada, revolta e barrenta, parecia um grande cemitério em época de guerra
Remoção
Estas remoções foram dolorosas durante muito tempo, com as dores de passar a viver a vida com filhos ainda pequenos e ter as mães que continuar trabalhando fora de cada; só que agora morando bem longe de tudo, quando antes o trabalho era três quadras de casa, da Santa Casa que ficava alguns quarteirões a pé, a Redenção ficava algumas quadras, o médico também ficava nas proximidades, os Bombeiros ficava na Praia de Belas, as escolas ficava petinho de casa, a faxina era um tantinho de casa onde patroa mandava roupas usadas para reformar e aos os filhos ainda bem pequenos usarem. De repente, mudou tudo, não tínhamos mais nada, tudo eram muito longe, kilometros e kilometros de distância. Sem escola par os filhos, não havia posto de saúde quando alguém adoecesse... As remoções de outras vilas continuaram e ainda hoje há remoções com o projeto Minha Casa Minha Vida sem as infra-estruturas básicas planejadas e devidas. Na época vi muitas mães chorando, revirando a terra a procura de alguma coisa de muita estimada.
Socialização
Ao sermos trazidos na marra prá Restinga a PMPA, através do Dmhab deveriam nos ministrar cursos atrásparaaprendermos a ser gente mais bem educada, pois na suas opiniões éramos um bando de maloqueiros, ladrões e arruaceiros. Somos um povo AL egre apesar das enormes dificuldades e vivíamos fazendo roda samba para nossa diversão. Dizem quem canta seus males espantam
Sofrimento
Os anos que sucederam a 1967 foi de muita luta e sofrimento, sem escolas, sem atendimento na saúde, contávamos com casinha atrás da padaria, éramos atendido por uma enfermeira chamada Sumico? E o médico quando comparecia era uma vez por semana. A água era fornecida em carro pipa de 15 em 15 dias, quando não falhava. Se isso acontecesse colhíamos água de sanga, um pouco esverdeada. Depois veio as bicas na ponta de rua, onde recolhíamos água em fila quilométrica, pois tinha os moradores que tomavam banho no entorno da bicas. Após muita luta de anos construíram o postinho na rua abolição num pedaço da praça Tche Guevara ( hoje campo Difusora, o postinho, hoje UBS Restinga e a referida praça, existe um pedacinho com balanços depredados). Lazer era o roda de samba e os jogos de futebol e o baile no sete facada na esquina da av. Belize com Estrada João Antonio da Silveira. A televisão era assistida em armazém com arquibancada.







Quando tinha alguém com enfermidade grave, levava-se em carroça até parada 38 na confluências da Estrada Edgar Pires de Castro  com av. Juca Batista para o enfermo tomar o ônibus, que vinha de Belém Novo para ir ao Hospital e isso consumia muitas horas até chegar ao atendimento médico. Daí se formou muitas amizades com médicos e algumas encrencas por atendimento negado.
Hoje, temos quatro USF, duas UBS, e um HGR – Hospital Geral da Restinga, filantropia federal para hospital Moinhos de Ventos. Em função do PMCMV de novas construções, planejamos e estamos lutando por mais  treze  serviços de saúde, e mais dez processos contra a PMPA no MP-RS. Tentaram implantar chips sobre a para evitar gravidez nas adolescentes, mas sexualidade para autoridades de saúde aprender a colocar camisinha como proteção de gravidez. Na opinião de muitos na comunidades a sexualidade deveria ser uma atitude de amor e respeito com a vida e opção de  consciência.

Ônibus
O transporte foi outra peleia, pois tínhamos um ônibus pela manhã e outro ao anoitecer. Era conhecido pelo apelido de Arca de Noé, pois trazia de tudo dentro do ônibus, se dava para chamar aquilo de Transporte coletivo. Trazia-se do mercado público resto de cabeça de peixe, ossos de boi, resto de verdura e utensílios domésticos, além de transportar seres humanos e muita criança. Essas vinha do centro, pois tinha ido trabalhar como engraxate e vender bala e ser pedinte.

Escolas
As escolas que existiam eram as escolas rurais, só primários: Colégio primário Vicente da Fontoura, hoje Vila São Pedro; Colégio Henrique Farjat que não se consideram da Restinga, mas a primeira escola dentro do bairro foi a Colégio José do Patrocínio. Hoje são dezenove escolas de ensino fundamental, destas três são de ensino médio, um instituto Federal de Educação com ensino técnico e superior, umas das conquistas da comunidade. Mas não produzem pelo deveriam representar e comprometer-se com uma política discutida a favor da organização e compromissos com a educação e a liberdade cultural. Continuamos insistindo em educação de qualidade para a comunidade. O Instituto Federal, hoje inacabado pelos empecilhos das licitações abandonadas tem trazido para discussão com a comunidade uma nova prática abordagem e qualificação da educação no ensino médio. E as outras instâncias não evoluem, não se comprometem, os grupos políticos fazem um a discussão interna, estomacal, não saem das salas dos professores.
Não evoluímos, não crescemos nas vivências de  construção de cidadania. A duras penas, estamos insistindo em mobilizar a educação para desenvolver ações preventivas e de cidadania

OP
 No OP, hoje uma farsa, e  em décadas anteriores sempre colocamos nas primeiras prioridades e trazido  educação para qualificar e criar retaguarda as ações dos professores em sala de aula e comunidade, mas ao invés disso os governos construíram gradis de concreto, achando que a violência estava do lado de fora das escolas, mas a violência está na cabeça dos seres humanos.
CT- Conselho Tutelar
 Microrregião sete e outras são meramente cartoriais nas suas ações do quotidiano, não agem para comunidade


Movim.  sociais
Atitude de compadres e comadres beneficiam os amigos do “REI” e não tem atitude comunitária e cidadã, atendem seus privilegiados e amigos políticos profissionais e a comunidade que se lixe. Existe ações pulverisada. As ações estão aliadas somente a propostas partidária escusas e a comunidade não incentivada para uma política pública imancipadora.
Cultura
É tratada como um penduricalho da educação, não respeitam e não buscam identidade dos concidadãos Restingueiros e outros.
Escolas de Samba – Tinguerreiros
Teria tudo para empolgar os seus conterrâneos, mas funcionam dois meses de carnaval, não presta conta para a comunidade, pois recebeu recursos públicos que vai para o subterrâneo sem prestar conta dos seus afazeres. É meramente econômica, não se importa com os vários problemas sociais da comunidade.
Esporte e Lazer
Não existe prioridade nas relações de oportunidades aos jovens atletas, mentem, prometem e não cumprem a sua missão como bem público que deveria estar fortalecido e incentivar ao acesso as modalidades esportiva como política preventiva à jovens.
Identidade
Estamos em compasso de espera na busca das nossas identidades para uma melhor cidadania em busca de atitudes  contra a drogadição e tráfico. Conhecer de onde viemos e para onde estamos indo no futuro.. 
Copa do Mundo x Boca rua (Alice)
Estão preocupados com a limpeza humana que estão fazendo com os moradores de rua e os pobres.
Os recicladores de materiais  sofrem todo tipo de discriminação.
Embora existam Unidades de Triagem de Resíduos (UTRs.), Associações e cooperativas tenham alguns benefícios sociais  se defrontam como os catadores,carrinheiros e carroceiros para rmper com a história dos papeleiros, estes tratados com cautela pela sociedade com exclusão. Se vinculam com facilidade com os vários aspectos da drogadição, vida fácil e tráfico pela dependência...
Território de Paz
Não é política de Estado, muda os governos, mudam tudo ou abandonam. É frágil no combate a vioLência urbana e domestica. Os  órgãos públicos não conversam entre si, tem muita dificuldade de praticar a democracia e o direito como base de uma sociedade civilizada. Os órgãos policiais não atuam efetivamente na construção  da cidadania e movimentos sociais autônomos e comprometidos...
Jose Carlos dos Santos (Beleza), setembro 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário