ACINTE A CIDADANIA
Relato umas e outras do Posto de saúde Macedônia e desejo exigirem a responsabilização e providências do que mais fazer para REPARAR A SITUAÇÃO ABSURDA, segue:
Em 02 de agosto p.p., minha esposa, Leonor foi à consulta com Dr. Jeferson, relatar o seu mau atendimento quando fez consulta com o referido médico. O referido Senhor não levanta da cadeira para examinar ou interagir com o paciente. É um grosso, mal educado ao se dirigir aos pacientes, não serve nem para pet shop. Neste mesmo dia a minha esposa foi procurar a enfermeira para o preventivo e ao abrir a sala de vacinação encontrou o Dr. Tiago reunido com as enfermeiras e funcionários do posto fazendo campanha para vereador no horário em que todos deveriam estar dando conta de suas funções no PA ao invés de deixar as pessoas feitas “dois de paus”, esperando atendimento de saúde, e, além disso, o referido médico e vereador estavam de crachá pendurado no pescoço e virado, aliás, uma prática muito usual neste PA.
Outro episódio ocorrido no dia 20 de agosto p.p., fui ao PA para retirar ficha para o clínico geral, pois o agendamento para idosos somente em setembro para atendimento em outubro, relatado por uma atendente de balcão no turno da tarde que às vezes atende muito mal na farmácia distrital, com uma cara de poucos amigos e deboche. Por isso, fui para a fila as 4 h para garantir ficha pra mim e a esposa. No cartaz no vidro dizia: Dr. Robinson - NÃO TEM; - Dr. Anis – 04; Dr. Jeferson – 04; PEDIATRAS – Dr. Celso – 05; Dra. Marcia – 04; Gineco – NÃO TEM; Ao abrir o posto às 7 h foi dito pelo guarda que não havia ficha para o Dr. Jeferson; um desrespeito aos que ficaram sem ficha de atendimento.
Ao retornar para atendimento eu e minha esposa nos dirigimos ao balcão do guichê envidraçado para encaminhar a busca da FF ficha familiar, enquanto aguardávamos na fila por volta de uns 20 min, conversávamos na fila com alguns pacientes que aguardavam e comentávamos o mau atendimento da saúde e dizíamos que muitas vezes as pessoas partiam para ignorância em função da demora para verificação de documentos e as pessoas acabam agredindo os funcionários, em virtude do nervosismo e tensão a que são submetidos. Assim que fomos atendidos no balcão a funcionárias do turno da tarde de nome Sônia que nos atendeu, indagou a minha esposa com a seguinte questão: - “Em quem a Senhora vai bater?” de forma acintosa e a minha esposa perguntou se a mesma iria atendê-la, e a dita cuja funcionária atirou as nossas fichas familiar em cima do balcão e Dna. Leonor disse-lhe: “que deveria cuidar do serviço dela e não se envolver com a conversa dos pacientes na fila; isso dizia respeito aos que estavam esperando na fila”. Fui obrigado a entrar na conversa e sai com “um quente e fervendo”, pois a outra atendente – que de vez em quando atende na farmácia – comprou a conversa e eu disse a elas: “a obrigação dos funcionários públicos é atender bem a comunidade ao invés de ficar maldizendo as pessoas que buscam atendimento por problemas sérios de saúde”. Estavam atendendo com o crachá virado com claro objetivo de desprezo, deboche, maldade e de provocação. Atendem as pessoas que buscam atendimento com o crachá virado para não serem identificadas, mas vou me esforçar para identificá-las corretamente.
É dessa maneira é que somos acolhidos quando buscamos ajuda para os nossos problemas de saúde; com descaso, deboche e insuficiência de médicos para atendimento no PA Macedônia. Penso que é necessário uma atitude de nossa parte com relação a esse desrespeito com os seres humanos. Esse não é a primeira vez que testemunho estas barbaridades com outros pacientes, p. ex.:, gramagem de remédios; à vez 10 mg o médico escreveu 5 mg , bastou para farmacêutica não fornecer medicamento e exigir outra receita nova, humilhando as pessoas que ficavam na esperando atendimento na fila. Hoje 20 de agosto de 2012 a farmácia estava fechada a partir das 12 horas para abastecimento e existe um cronograma afixado dos dias e hora que ficará fechada para o tal abastecimento. Na verdade quando PMPA irá construir prédio para abrigar a farmácia? Grande parte das pessoas não reclama ou participa de alguma atividade por se sentirem inseguras com o que vão fazer, pois se sente ameaçado pelas maledicências de funcionários mau caráter que acabam prejudicando os que são dedicados ao que fazem no seu dia-a-dia. Grato pela atenção.
Jose Carlos dos Santos Beleza, 62 anos, 38 anos morando na Restinga,